domingo, 22 de janeiro de 2012

Moreira Campos por Badida Campos

(Badida Campos ou Marisa Alcides Campos, filha de Moreira Campos, pintora, residente em Recife)

Caríssimo Nilto: falar sobre meu pai, o escritor Moreira Campos, é tarefa difícil pela emoção forte que sempre chega e me assalta e também pela minha timidez. A inteligência, sensibilidade e modernidade dele encantava a todos e eu, como filha, sou feita de orgulho e felicidade. Lembro de uma vez (foi quando medi o conceito elevado que já tinham dele), ter preenchido uma ficha para entrar num cursinho, e o rapaz que me atendeu, lendo os nomes dos pais, perguntou:
– Você é filha do escritor Moreira Campos?
– Sim, sou.
– Ô menina mentirosa!

O "soneto guardado na mesa de trabalho" e que conquistou minha mãe, acompanhava um leque e dizia:
"Se este leque a qualquer hora,
do tempo acalma o calor,
que ele avive, Senhora,
a chama do nosso Amor."

Anos depois, minha mãe transcreveu este soneto para vários leques, criando assim uma coleção – que hoje me pertence – onde estão os autógrafos (nas varetas dos leques) de todos os escritores da época da ACL e da ABL. (Mas todos os leques da coleção começam com o soneto e a assinatura dele). O autógrafo do Aurélio tem um complemento muito simpático: "Aurélio Buarque de Holanda, humildemente."

Meu pai, dias antes de falecer, ouviu minha mãe dizer, emocionada, para o médico:
– Dr., ele não pode ir; ele não pode fazer isto comigo!
Meu pai chamou por ela e disse:
– Zezé, minha filha, eu estou com 80 anos; eu não morro, eu me concluo.

Um poema de meu pai e que está no livro "Momentos", possivelmente diz do grande amor que os dois sentiam um pelo outro. Termina assim:
“Quero ficar contigo sob a mesma laje,
para a nosso modo,
sem palavras,
só presença,
conversarmos pela Eternidade."

Enfim, Nilto, as lembranças são muitas e a saudade dói, dói.
Quero lhe agradecer o convite para depor sobre o meu Moreira e também pela criação do Blog "Universo Moreira Campos". Grande abraço e a certeza de minha amizade. Badida Campos

/////

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...